CRC

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Normas de Utilização

1 Introdução

O DCC possui vários laboratórios com estações de trabalho e microcomputadores de diversos fabricantes e com diversos sistemas operacionais. Todos os usuários têm acesso a uma infraestrutura necessária para a realização de suas tarefas acadêmicas, além de acesso ilimitado à Internet.

Ao ser cadastrado na rede do DCC, o usuário receberá um código de identificação, ou “login”, que junto com uma senha permitirão que o usuário tenha acesso aos vários serviços prestados pelo CRC:

  • O login é definido em Nome de usuário;
  • A senha deve ser muito bem escolhida, de modo a dificultar ao máximo que outras pessoas tenham acesso à conta do usuário.

Se for comprovada negligência, o usuário poderá ser responsabilizado por quaisquer atos praticados por meio do uso de sua conta.

O login é válido enquanto o usuário possuir algum vínculo com o DCC. Quando o vínculo for finalizado (por exemplo, pela finalização de um curso), o login será excluído após notificação por e-mail pelo CRC.

2 Direitos e Deveres do CRC

  1. Ao CRC compete apenas a administração dos recursos colocados explicitamente sob sua responsabilidade.
  2. Cada usuário do sistema é responsável pela administração de sua conta, sendo esta constituída de um login, uma senha e uma área de armazenamento pré-definida. Esta conta é disponibilizada pelo Centro de Recursos Computacionais e é de propriedade do DCC/UFMG, sendo o usuário apenas concessionário deste recurso.
  3. É reservado ao CRC o direito de suspender a conta dos usuários pelo não cumprimento das normas aqui estabelecidas, por ordens superiores ou para manter a segurança e a integridade do sistema. A suspensão da conta implica no bloqueio dos arquivos do usuário no sistema, que permanecerão indisponíveis pela duração da suspensão.
  4. Em casos de ordem superior ou infração nas normas aqui descritas, fica reservado ao CRC o direito de vistoriar arquivos dos usuários (concessionários) sob sua responsabilidade de administração, a fim de manter a segurança destes usuários e a integridade do sistema. Esta vistoria será feita, sempre que possível, de forma a garantir a privacidade e integridade dos dados neles contidos.

3 Normas de Utilização Gerais

Os recursos do DCC/UFMG sob responsabilidade do DCC estão à disposição da comunidade do Departamento para o desenvolvimento das tarefas de ensino, pesquisa e extensão assim reconhecidas pela Câmara Departamental. Isso significa que o uso desses recursos deve ser focado nas tarefas relacionadas ao dia-a-dia do DCC, como desenvolvimento de trabalhos, acesso a material de cursos, desenvolvimento de material didático, desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão aprovadas. Além disso, para a comodidade dos usuários durante sua estadia nas dependências do Departamento e para facilitar o desenvolvimento das atividades mencionadas, é também permitido o uso dos recursos para fins pessoais, desde que esse uso não prejudique as atividades de ensino, pesquisa e extensão, não prejudique ou ofenda outros membros da comunidade nem viole as normas aqui definidas.

É de responsabilidade do usuário a adoção de todas as medidas ao seu alcance que visem impedir a utilização de sua conta por invasores, tais como fechar a sessão sempre que se ausentar da máquina, bem como garantir o sigilo de sua senha.

Em caso de dúvidas sobre o impacto de quaisquer ações sobre os recursos do DCC/UFMG ou sobre a adequação de tais ações em função das normas de utilização do sistema aqui descritas, os usuários devem consultar o CRC antes de desenvolver tais atividades.

Se uma necessidade justificada aparentar contrariar uma das normas apresentadas neste documento, ou ser inviabilizada por essas normas, isso é porque há alguma outra solução para o problema em questão dentro das atribuições do CRC. Por exemplo, é possível criar-se grupos para acesso compartilhado a recursos de trabalho (arquivos, por exemplo), listas de discussão para disseminação controlada de mensagens de interesse de comunidades específicas, páginas WEB de acesso compartilhado para fins de divulgação de trabalhos de interesse do Departamento. Consulte sempre o CRC nesses casos.

Tendo essas considerações em mente, os seguintes comportamentos são terminantemente proibidos:

  1. Desenvolver ou disseminar vírus de computadores;
  2. Utilizar programas que possam ser usados para obter senhas de outros usuários;
  3. Divulgar sua senha para outras pessoas, ou utilizar arquivos de configuração para permitir acesso alheio à sua conta (consulte o CRC sobre a criação de grupos de trabalho para fins de compartilhamento de recursos);
  4. Acessar informações armazenadas em uma conta de outro usuário sem o consentimento expresso do mesmo (ou mesmo iniciar atividades que possam levar à facilitação de tais acessos);
  5. Instalar software ou reconfigurar qualquer equipamento sob administração do CRC sem a devida autorização;
  6. Executar programas que resultem em ataques de negação de serviço (DoS - denial of service), causando a interrupção temporária de quaisquer serviços de uma estação ou microcomputador, seja ele interno ou externo à rede do DCC/UFMG;
  7. Utilizar programas de exploração de brechas de sistemas (exploits) que permitam acesso de super-usuário em qualquer estação ou microcomputador;
  8. Utilizar indevidamente o correio eletrônico, forjando a identidade de outros usuários ou enviando mensagens anônimas;
  9. Utilizar indevidamente o correio eletrônico para envio de mensagens indesejadas que possam ser consideradas spam;
  10. Usar indevidamente marcas comerciais em páginas web do DCC ou em mensagens para os usuários;
  11. Desligar ou reiniciar as máquinas dos laboratórios da graduação (salas 2019 a 2022).

4 Normas de Utilização do LMC

  1. O telefone e microcomputadores da sala 2017 são de uso exclusivo dos funcionários do LMC;
  2. O LMC não se responsabiliza por objetos deixados nos laboratórios ou na sala 2017;
  3. É proibido beber, comer ou fumar dentro dos laboratórios;
  4. É obrigatória a marcação de horário para utilização dos equipamentos;
  5. É proibida a utilização de equipamentos nos laboratórios do segundo andar para fins pessoais, ou qualquer outro tipo de atividade incompatível com as tarefas acadêmicas. Em particular, os equipamentos não devem ser utilizados para acesso a conteúdo questionável que possa, por exemplo, ser considerado ofensivo pelos demais usuários dos laboratórios;
  6. As reservas de projetor devem ser solicitadas pessoalmente por um professor responsável ou através de autorização por escrito, observando um prazo mínimo de antecedência de 1 dia;
  7. Pede-se o máximo de silêncio possível dentro dos laboratórios, pois os mesmos são locais de estudo. Pede-se ter consciência na utilização das instalações físicas e manter as salas limpas;
  8. Pede-se não sobrecarregar as impressoras em horário de pico e evitar a impressão de arquivos muito grandes;
  9. Pede-se não travar uma estação ou microcomputador por mais de 15 minutos;
  10. Evite usar programas de chat em horários de pico;
  11. É proibido a utilização de jogos.

5 Regras de Etiqueta

  1. Evite ultrapassar sua quantidade de espaço em disco disponível. Para isso, mantenha sua caixa postal em ordem e apague seus e-mails antigos, pois estes são armazenados em uma área comum. Seja consciente também ao guardar arquivos nos diretórios temporários das estações e microcomputadores;
  2. Evite fazer transferências de arquivos muito grandes, principalmente quando não são essenciais ao seu aprendizado acadêmico;
  3. Evite rodar programas computacionalmente intensivos em horários de pico. Processos não identificados que interfiram no desempenho das máquinas podem ser terminados sem aviso prévio.

6 Normas da Internet

Em correio eletrônico e em artigos de Network News não é permitido:

  1. Agredir verbalmente outras pessoas;
  2. Usar vocabulário de baixo calão;
  3. Tornar público assuntos pessoais alheios;
  4. Publicar ou enviar produto de trabalho de outras pessoas, violando seus direitos autorais;
  5. Tornar público o conteúdo de correspondência eletrônica particular sem autorização.
  6. É também vetada a utilização de sua página WWW pessoal para divulgação de material incluso nas seguintes categorias:
    • Informações de natureza comercial, visando o lucro ou divulgação de serviços;
    • Informações ofensivas a pessoas, credos ou instituições.

7 Punições

Os infratores das normas citadas neste documento estão sujeitos, além das punições legais impostas pela UFMG, à suspensão da conta e todos os privilégios a ela associados por um período que usualmente varia de uma semana a seis meses. A definição do tempo exato dependerá da avaliação do CRC sobre a gravidade da infração e da existência de eventos anteriores relacionados ao mesmo usuário.

Em casos extremos, a conta pode ser revogada definitivamente.

Infrações que o CRC julgue de altíssima gravidade ou que envolvam a reincidência de usuários infratores podem ser levadas ao conhecimento da Congregação do Instituto de Ciências Exatas, que pode vir a definir penalidades de acordo com o regime disciplinar da Universidade.

normas/utilizacao/start.txt · Última modificação: 2024/03/08 14:42 por alison

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