CRC

Centro de Recursos Computacionais

User Tools

Site Tools


servicos:conectividade:prof:start

Gabinete de professor

Introdução

Cada gabinete possui 2 pontos de rede do cabeamento estruturado do prédio. A máquina utilizada pelo professor deve ser ligada em um desses pontos. Não é recomendada a passagem de cabo extra, fora do cabeamento estruturado, salvo em casos de necessidade e autorização pela Chefia do Departamento.

Empréstimo de máquina

Caso o professor precise de uma máquina, o CRC conta com o serviço de empréstimo. O pedido deve ser feito por e-mail ao CRC.

Instalação de nova máquina

Quando o professor tem então uma máquina, própria ou emprestada, que deseja utilizar em seu gabinete, seguem-se os seguintes passos:

  1. O professor entra em contato com o CRC, informando endereço MAC da nova máquina e o nome que ele gostaria que ela tivesse na rede. (No caso de máquina emprestada, esse passo não é necessário)
  2. Administração da máquina: CRC ou próprio professor.¹
  3. Instalação do SO solicitado pelo professor.²
  4. Configurações de rede necessárias.
  5. Entrega da máquina.³

¹ Administração da máquina

Administrada pelo professor

  • O próprio professor pode fazer a instalação da sua máquina da forma que julgar mais conveniente. O CRC não tem acesso de administrador da máquina e não toma conhecimento do seu conteúdo.
  • Se a máquina que o CRC não administra apresenta qualquer problema no sistema ou tem seu IP envolvido num incidente de segurança, podemos ajudar a resolver, indicando os possíveis passos que ajudam a detectar e solucionar a questão. Mas quem precisa fazer tudo é o administrador da máquina. Normalmente, esse tipo de solicitação tem uma prioridade menor dentre as demais tarefas que o CRC realiza.

Administrada pelo CRC

  • A principal desvantagem do CRC ser administrador de uma máquina é precisar fazer um pedido a cada necessidade de uma nova instalação de software. Esse pedido entra numa fila de tarefas dentro do CRC e será atendido quando chegar a sua vez. Algumas vezes, esse tempo de espera pode ser grande em relação à urgência demandada, ainda que tentemos atendê-los da melhor forma possível.
  • A principal vantagem é que o CRC é o responsável pelo sistema operacional, resolução de algum problema que possa apresentar e por tratar eventuais incidentes de segurança envolvendo o IP da máquina.

² Instalação do Sistema Operacional

  • Independente de quem administrará a máquina, o CRC se dispõe a instalar um dos sistemas operacionais adotados pelo DCC: Windows 10 ou Ubuntu (LTS mais recente).
  • Além disso, o professor pode solicitar determinada distribuição do espaço do disco entre os sistemas operacionais requeridos.
  • As máquinas administradas pelo CRC também precisam seguir um padrão definido para a rede do DCC (sistema operacional, versão dele, versão de pacotes disponibilizados pela distribuição, etc). Ou seja, no caso do Linux, por questões de manutenção e atualização do sistema, pacotes fora do repositório ou em versões diferentes das disponíveis não poderão ser instalados.
  • No caso de máquinas administradas pelo professor, caso tenha interesse em uma versão de SO diferente das adotadas pelo CRC, o mesmo poderá fazer sua instalação.

³ Entrega da máquina

Quando finalizarmos todos os processos e a máquina estiver pronta, entraremos em contato e o professor poderá escolher entre buscar a máquina no CRC ou instalarmos a máquina em sua sala.


Informações adicionais

Limite de IPs

O professor normalmente tem um limite de 2 a 3 IPs fixos. Caso o professor necessite de expandir esse limite, deve enviar um e-mail com justificativa, que será analisada e discutida.

Necessidade de mais pontos de rede

Se for necessário mais pontos de rede além dos dois disponíveis em cada sala, o ideal é que seja colocado um switch dentro da sala, para distribuir esses pontos. Caso tenha dificuldade em realizar esse procedimento, pode-se enviar um email para o CRC, solicitando auxílio.

Servidores ou máquinas com acesso a usuários que não são professores

Por motivos de segurança não é recomendado que outros usuários tenham acesso a máquinas que estão na rede dos professores. Dessa forma, se há a necessidade de usuários que não são professores utilizarem máquinas de professores, recomendamos que elas fiquem dentro de um laboratório de pesquisa do Departamento.

Rede sem fio para acesso pessoal

O professor deve usar a rede autenticada DCC-usuarios (SSID). Não é recomendada a instalação de nenhum outro wireless access-point dentro do DCC, para não interferir na rede local.

servicos/conectividade/prof/start.txt · Last modified: 2019/10/25 15:23 by maila.silva