Essa é uma revisão anterior do documento!
Anti-spam
No DCC os e-mails recebidos são analisados por um programa chamado SpamAssassin, que é um filtro inteligente de e-mail que utiliza uma variedade de testes para identificar SPAM.
O SpamAssassin não filtra as mensagens. Ele apenas classifica a mensagem como SPAM de acordo com uma pontuação obtida com um conjunto de testes. Mesmo classificada como SPAM, a mensagem é entregue ao destinatário. Cabe a ele, usuário destinatário da mensagem, escolher o que deseja fazer com a mensagem por meio de filtros de mensagens.
Uma forma de configurar estes filtros é utilizando o Procmail.
Procmail: processador de email
O procmail é um processador de email. Entre suas muitas habilidades, está a de filtrar o email recebido, separando em “pastas” de acordo com o assunto, a origem, o tamanho ou outro critério qualquer. Se bem configurado, ele pode filtrar spam, fazer encaminhamento automático de mensagens, e praticamente qualquer coisa que você possa imaginar e seja capaz de programar.
A configuração do procmail tem duas etapas básicas:
- a criação do arquivo de regras (~/.procmailrc), que é feita pelo usuário;
- a garantia de que o procmail será executado na recepção de emails (já feita pelo CRC).
Segue abaixo uma explicação simplificada de como configurar o procmail. Para saber sore configurações mais elaboradas e mais exemplos, abra um terminal em uma máquina Linux e digite: “man procmailex” e tecle <Enter>.
Como configurar o Procmail
Crie, ou abra, o arquivo ~/.procmailrc e adicione as seguintes linhas:
MAILDIR=$HOME/Maildir DEFAULT=$MAILDIR/
- A variável MAILDIR define onde você pretende guardar seus mails. Naturalmente, o diretório tem que existir, e você deve ter permissão de escrita nele (se não existir, crie-o, pois o procmail não vai criá-lo por você);
- A variável DEFAULT especifica o nome da pasta a ser usada para armazenar mails que não caiam em nenhuma regra.
Logo após esta configuração, vêm as regras de filtragem. Com estas regras, você pode definir pastas automáticas para os seus emails de listas, emails automáticos, assuntos importantes, etc. A sintaxe das regras pode ser muito complexa, e não vai ser abordada aqui.
Seguem, abaixo, alguns exemplos.
Filtrar spam
:0: * ^X-Spam-Status: Yes* .spam/
- :0:
- Marca o início de uma regra;
- *
- Define que esta linha tem ma expressão regular que descreve um filtro;
- .spam/
- O nome da “pasta” onde a mensagem deverá ser armazenada, caso ela se encaixe na descrição do filtro feita na linha acima.
ATENÇÃO: Como o DCC utiliza o formato "Maildir" de armazenamento de mensagens de email, os nomes das "pastas" dentro do arquivo de configuração do procmail devem começar com um "." (ponto final) e terminar com uma "/" (barra). Exemplos: 1) No sistema de arquivos: ~/Maildir/spam No .procmailrc: .spam/
2) No sistema de arquivos: ~/listas.dcc.grad-cc No .procmailrc: .listas.dcc.grad-cc/