CRC

Centro de Recursos Computacionais

User Tools

Site Tools


servicos:email:encaminar:start

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revision Previous revision
Next revision
Previous revision
servicos:email:encaminar:start [2019/04/15 18:37]
murilo [O problema de encaminhar]
servicos:email:encaminar:start [2019/10/10 19:23] (current)
murilo
Line 1: Line 1:
 ====== Encaminhamento e POP ====== ====== Encaminhamento e POP ======
  
-Fazer com que as mensagens ​enviadas para seu email do DCC possam ser copiadas para outro serviço de e-mail.+Fazer com que as mensagens ​recebidas no seu e-mail ​do DCC possam ser copiadas ​ou movidas ​para outro serviço de e-mail.
  
 **ATENÇÃO:​** **ATENÇÃO:​**
   * **O CRC não recomenda**:​   * **O CRC não recomenda**:​
-    * o encaminhamento de email para outros serviços de email (como Gmail, Yahoo, Outlook ou outro serviço).+    * o encaminhamento de e-mail ​para outros serviços de e-mail ​(como Gmail, Yahoo, Outlook ou outro serviço).
   * **O CRC recomenda**:​   * **O CRC recomenda**:​
-    * o uso do protocolo POP como meio de fazer com que suas mensagens de email do DCC sejam movidas para outro serviço de email.+    * o uso do protocolo POP como meio de fazer com que suas mensagens de e-mail ​do DCC sejam movidas para outro serviço de e-mail.
   ​   ​
 ===== O problema de encaminhar ===== ===== O problema de encaminhar =====
Line 13: Line 13:
 O problema é encaminhar spam para outros serviços! O problema é encaminhar spam para outros serviços!
  
-Se um usuário do DCC simplesmente fizer uma configuração em sua conta do DCC para que todas as mensagens recebidas por ele sejam encaminhadas para outro serviço de email, é altamente provável que entre estas mensagens tenham diversos spams. Se muitos usuários do DCC fizerem a mesma coisa para um mesmo serviço de e-mail, este serviço irá considerar que o servidor de email do DCC envia muitos spams para ele, e irá denunciar este servidor, ou o domínio dcc.ufmg.br para alguma blacklist.+Se um usuário do DCC simplesmente fizer uma configuração em sua conta do DCC para que todas as mensagens recebidas por ele sejam encaminhadas para outro serviço de e-mail, é altamente provável que entre estas mensagens tenham diversos spams. Se muitos usuários do DCC fizerem a mesma coisa para um mesmo serviço de e-mail, este serviço irá considerar que o servidor de e-mail ​do DCC envia muitos spams para ele, e irá denunciar este servidor, ou o domínio dcc.ufmg.br para alguma blacklist.
  
 ==== O problema para todos usuários do DCC ==== ==== O problema para todos usuários do DCC ====
  
-Quando um servidor, ou domínio, consta de uma blacklist, outros serviços de e-mail passam a não aceitar receber mensagem daquele servidor, ou domínio. E aí está o problema: os usuários do DCC passam a não receber mensagens dos serviços de email que confiam naquela blacklist.+Quando um servidor, ou domínio, consta de uma blacklist, outros serviços de e-mail passam a não aceitar receber mensagem daquele servidor, ou domínio. E aí está o problema: os usuários do DCC passam a não receber mensagens dos serviços de e-mail ​que confiam naquela blacklist.
  
 O domínio dcc.ufmg.br já esteve diversas vezes em blacklists devido ao encaminhamento em massa que é feito pela maioria dos usuários do DCC. O domínio dcc.ufmg.br já esteve diversas vezes em blacklists devido ao encaminhamento em massa que é feito pela maioria dos usuários do DCC.
Line 23: Line 23:
 ==== O problema individualizado,​ para cada usuário ==== ==== O problema individualizado,​ para cada usuário ====
  
-O Gmail, por exemplo, tem como política ​passar a retardar o recebimento de mensagens de usuários ​que encaminharem ​um número muito grande de mensagens ao servidor dele.+=== Gmail === 
 + 
 +O Gmail, por exemplo, tem como política retardar o recebimento de mensagens ​enviadas ​de um determinado endereço ​que encaminhar ​um número muito grande de mensagens ao servidor dele
 + 
 +Na prática: 
 +  * Alguém envia um e-mail ao fulano@dcc.ufmg.br,​ e aguarda uma resposta. 
 +  * Passado um tempo maior do que a pessoa imaginava ter que esperar por uma resposta, ela entra em contato com o Fulano por outros meios de comunicação,​ e pergunta a ele se ele não recebeu a mensagem que ela enviou para fulano@dcc.ufmg.br. 
 +    * O Fulano verifica no Gmail, não vê a mensagem da pessoa lá, e diz: não recebi não. Aí a pessoa diz pro Fulano: bem, vou enviar novamente. 
 +  * Ela envia novamente um e-mail ao fulano@dcc.ufmg.br,​ e aguarda uma resposta. 
 +  * Daí a um tempo, o diálogo anterior se repete. E nada da mensagem aparecer no Gmail do Fulano. 
 +  * O que o Fulano faz? Reclama com o CRC que não está recebendo mensagens, que elas estão demorando muito para chegar.
  
-Na prática, alguém envia um email ao fulano@dcc.ufmg.br,​ e aguarda uma resposta. Passado um tempo maior do que a pessoa imaginava ter que esperar por uma resposta, ela entra em contato com o Fulano por outros meios de compunicação,​ e pergunta a ele se ele não recebeu a mensagem que ele enviou para fulano@dcc.ufmg.br. O Fulano verifica no Gmail, não vê a mensagem dele lá, e diz: não recebi não. Aí a pessoa diz pro Fulano: bem, vou enviar novamente. E envia novamente. Daí a um tempo, o diálogo anterior se repete. E nada da mensagem aparecer no Gmail do Fulano. O que o Fulano faz? Reclama com o CRC que não está recebendo mensagens, que elas estão demorando muito para chegar. aí está o problema: as duas mensagens chegaram há muito tempo no servidor do DCC, foram enviadas ​para o Gmail, mas devido ao fato de o fulano@dcc.ufmg.br encaminhar um numero ​muito grande de mensagens para o Gmail, entre elas muitos spams, o Gmail resolveu "​punir"​ este usuário e retardar o recebimento de mensagens enviadas por ele.+Aí está o problema: as duas mensagens chegaram há muito tempo no servidor do DCC, foram encaminhadas ​para o Gmail, mas devido ao fato de o fulano@dcc.ufmg.br ​frequentemente ​encaminhar um número ​muito grande de mensagens para o Gmail, ​entre elas muitos spams, o Gmail resolveu "​punir"​ este usuário e retardar o recebimento de mensagens enviadas por ele.
  
  
Line 32: Line 42:
 Tem duas soluções para este problema: Tem duas soluções para este problema:
  
-  - Nao encaminhar mensagensEm vez disso, configurar o outro serviço de e-mail para buscar a mensagem no servidor do DCC, usando o protocolo POP. +  - Nao encaminhar mensagens
-  - Encaminhar após filtrar spams. Para salvar suas mensagens consideradas SPAM pelo SpamAssassin usando o procmail siga o procedimento abaixo.+    - Em vez disso, configurar o outro serviço de e-mail para buscar a mensagem no servidor do DCC, usando o protocolo POP. 
 +  - Encaminhar após filtrar spams.
  
 ==== Usando o protocolo POP ==== ==== Usando o protocolo POP ====
  
 **IMPORTANTE**:​ o protocolo POP somente importará mensagens que estiverem em sua Caixa de Entrada (Inbox). **IMPORTANTE**:​ o protocolo POP somente importará mensagens que estiverem em sua Caixa de Entrada (Inbox).
- 
----- 
-Em construção... 
- 
-Assim, você terá que pensar em uma estratégia para não duplicar mensagens no outro serviço de email. 
- 
-Casos: 
-  - Você nunca encaminhou mensagens do DCC para o outro serviço de e-mail e não tem nenhuma pasta no serviço de email do DCC. 
-    - Esta é a situação mais simples, pois todas suas mensagens estão na sua Caixa de Entrada, que é a única pasta lida pelo protocolo POP. 
-    - Neste caso, basta seguir os procedimentos descritos abaixo para seu outro serviço de e-mail. 
- 
----- 
  
 === Gmail === === Gmail ===
Line 56: Line 55:
   - No canto superior direito, clique em Configurações {{:​servicos:​email:​redirect:​engrenagem.png|}} > Configurações.   - No canto superior direito, clique em Configurações {{:​servicos:​email:​redirect:​engrenagem.png|}} > Configurações.
   - Na parte superior, escolha **Contas e importação**.   - Na parte superior, escolha **Contas e importação**.
-  - Na parte lateral esquerda, em "​Verificar o email de outras contas",​ escolha **Adicionar uma conta de email**.+  - Na parte lateral esquerda, em "​Verificar o e-mail ​de outras contas",​ escolha **Adicionar uma conta de e-mail**.
   - Na janela "​Adicionar uma conta de e-mail"​   - Na janela "​Adicionar uma conta de e-mail"​
-    - no campo "​Endereço de e-mail",​ digite seu endereço de email do DCC, e clique em **Próxima**.+    - no campo "​Endereço de e-mail",​ digite seu endereço de e-mail ​do DCC, e clique em **Próxima**.
     - com a opção "​Importar os e-mails da minha outra conta (POP3)"​ selecionada,​ clique em **Próxima**.     - com a opção "​Importar os e-mails da minha outra conta (POP3)"​ selecionada,​ clique em **Próxima**.
     - complete os campos solicitados:​     - complete os campos solicitados:​
Line 76: Line 75:
 ==== Encaminhar após filtrar spams ==== ==== Encaminhar após filtrar spams ====
  
-Crie, ou abra, o arquivo ~/.procmailrc e adicione as seguintes linhas:+Para filtrar suas mensagens consideradas SPAM pelo SpamAssassin usando o procmailsiga procedimento abaixo.
  
 +  - Crie, ou abra, o arquivo ~/​.procmailrc e adicione as seguintes linhas:<​code>​
    ​MAILDIR=$HOME/​Maildir    ​MAILDIR=$HOME/​Maildir
    ​DEFAULT=$MAILDIR/​    ​DEFAULT=$MAILDIR/​
Line 86: Line 86:
   ​   ​
   :0   :0
-  !seuemail@outro-servico-de-email.com+  !seuemail@outro-servico-de-email.com</​code>​ 
 +  - Salve o arquivo. 
 + 
 +Caso decida adotar esta solução, lembre-se de periodicamente verificar sua pasta de spams no DCC, mover os falsos positivos para a Caixa de Entrada, e remover o restante dos spams. Caso não faça isso, sua quota vai estourar e você terá problemas na sua conta do DCC.
  
 Saiba mais sobre o [[servicos:​email:​procmail:​start|Procmail]]. Saiba mais sobre o [[servicos:​email:​procmail:​start|Procmail]].
servicos/email/encaminar/start.1555353431.txt.gz · Last modified: 2019/04/15 18:37 by murilo