CRC

Centro de Recursos Computacionais

User Tools

Site Tools


servicos:email:encaminar:start

This is an old revision of the document!


Encaminhamento e POP

Fazer com que as mensagens enviadas para seu email do DCC possam ser copiadas para outro serviço de e-mail.

ATENÇÃO:

  • O CRC não recomenda:
    • o encaminhamento de email para outros serviços de email (como Gmail, Yahoo, Outlook ou outro serviço).
  • O CRC recomenda:
    • o uso do protocolo POP como meio de fazer com que suas mensagens de email do DCC sejam movidas para outro serviço de email.

O problema de encaminhar

O problema é encaminhar spam para outros serviços!

Se um usuário do DCC simplesmente fizer uma configuração em sua conta do DCC para que todas as mensagens recebidas por ele sejam encaminhadas para outro serviço de email, é altamente provável que entre estas mensagens tenham diversos spams. Se muitos usuários do DCC fizerem a mesma coisa para um mesmo serviço de e-mail, este serviço irá considerar que o servidor de email do DCC envia muitos spams para ele, e irá denunciar este servidor, ou o domínio dcc.ufmg.br para alguma blacklist.

O problema para todos usuários do DCC

Quando um servidor, ou domínio, consta de uma blacklist, outros serviços de e-mail passam a não aceitar receber mensagem daquele servidor, ou domínio. E aí está o problema: os usuários do DCC passam a não receber mensagens dos serviços de email que confiam naquela blacklist.

O domínio dcc.ufmg.br já esteve diversas vezes em blacklists devido ao encaminhamento em massa que é feito pela maioria dos usuários do DCC.

O problema individualizado, para cada usuário

O Gmail, por exemplo, tem como política passar a retardar o recebimento de mensagens de usuários que encaminharem um número muito grande de mensagens ao servidor dele.

Na prática, alguém envia um email ao fulano@dcc.ufmg.br, e aguarda uma resposta. Passado um tempo maior do que a pessoa imaginava ter que esperar por uma resposta, ela entra em contato com o Fulano por outros meios de compunicação, e pergunta a ele se ele não recebeu a mensagem que ele enviou para fulano@dcc.ufmg.br. O Fulano verifica no Gmail, não vê a mensagem dele lá, e diz: não recebi não. Aí a pessoa diz pro Fulano: bem, vou enviar novamente. E envia novamente. Daí a um tempo, o diálogo anterior se repete. E nada da mensagem aparecer no Gmail do Fulano. O que o Fulano faz? Reclama com o CRC que não está recebendo mensagens, que elas estão demorando muito para chegar. aí está o problema: as duas mensagens chegaram há muito tempo no servidor do DCC, foram enviadas para o Gmail, mas devido ao fato de o fulano@dcc.ufmg.br encaminhar um numero muito grande de mensagens para o Gmail, entre elas muitos spams, o Gmail resolveu “punir” este usuário e retardar o recebimento de mensagens enviadas por ele.

Soluções

Tem duas soluções para este problema:

  1. Nao encaminhar mensagens. Em vez disso, configurar o outro serviço de e-mail para buscar a mensagem no servidor do DCC, usando o protocolo POP.
  2. Encaminhar após filtrar spams. Para salvar suas mensagens consideradas SPAM pelo SpamAssassin usando o procmail siga o procedimento abaixo.

Usando o protocolo POP

IMPORTANTE: o protocolo POP somente importará mensagens que estiverem em sua Caixa de Entrada (Inbox).


Em construção…

Assim, você terá que pensar em uma estratégia para não duplicar mensagens no outro serviço de email.

Casos:

  1. Você nunca encaminhou mensagens do DCC para o outro serviço de e-mail e não tem nenhuma pasta no serviço de email do DCC.
    1. Esta é a situação mais simples, pois todas suas mensagens estão na sua Caixa de Entrada, que é a única pasta lida pelo protocolo POP.
    2. Neste caso, basta seguir os procedimentos descritos abaixo para seu outro serviço de e-mail.

Gmail

  1. No computador, acesse o Gmail.
  2. No canto superior direito, clique em Configurações > Configurações.
  3. Na parte superior, escolha Contas e importação.
  4. Na parte lateral esquerda, em “Verificar o email de outras contas”, escolha Adicionar uma conta de email.
  5. Na janela “Adicionar uma conta de e-mail”
    1. no campo “Endereço de e-mail”, digite seu endereço de email do DCC, e clique em Próxima.
    2. com a opção “Importar os e-mails da minha outra conta (POP3)” selecionada, clique em Próxima.
    3. complete os campos solicitados:
      • Nome de usuário: “seu login do DCC”
      • Senha: “sua senha do DCC”
      • Servidor POP: pop3.dcc.ufmg.br
      • Porta: 995
    4. selecione a opção:
      • Use sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mails.
    5. opções NÃO recomendadas pelo CRC:
      • Deixar uma cópia da mensagem recuperada no servidor.
        • Se você deixar uma cópia no servidor do DCC, terá que cuidar para que sua quota de armazenamento de dados no DCC não estoure.
    6. Escolha se deseja as demais opções.
    7. Clique em Adicionar conta.

Encaminhar após filtrar spams

Crie, ou abra, o arquivo ~/.procmailrc e adicione as seguintes linhas:

 MAILDIR=$HOME/Maildir
 DEFAULT=$MAILDIR/

:0:
* ^X-Spam-Status: Yes*
.spam/

:0
!seuemail@outro-servico-de-email.com

Saiba mais sobre o Procmail.

servicos/email/encaminar/start.1555353431.txt.gz · Last modified: 2019/04/15 18:37 by murilo