CRC

Centro de Recursos Computacionais

User Tools

Site Tools


servicos:email:encaminar:start

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revision Previous revision
Next revision
Previous revision
Next revision Both sides next revision
servicos:email:encaminar:start [2019/04/16 03:40]
murilo [O problema individualizado, para cada usuário]
servicos:email:encaminar:start [2019/10/10 19:23]
murilo
Line 1: Line 1:
 ====== Encaminhamento e POP ====== ====== Encaminhamento e POP ======
  
-Fazer com que as mensagens ​enviadas para seu email do DCC possam ser copiadas para outro serviço de e-mail.+Fazer com que as mensagens ​recebidas no seu e-mail ​do DCC possam ser copiadas ​ou movidas ​para outro serviço de e-mail.
  
 **ATENÇÃO:​** **ATENÇÃO:​**
   * **O CRC não recomenda**:​   * **O CRC não recomenda**:​
-    * o encaminhamento de email para outros serviços de email (como Gmail, Yahoo, Outlook ou outro serviço).+    * o encaminhamento de e-mail ​para outros serviços de e-mail ​(como Gmail, Yahoo, Outlook ou outro serviço).
   * **O CRC recomenda**:​   * **O CRC recomenda**:​
-    * o uso do protocolo POP como meio de fazer com que suas mensagens de email do DCC sejam movidas para outro serviço de email.+    * o uso do protocolo POP como meio de fazer com que suas mensagens de e-mail ​do DCC sejam movidas para outro serviço de e-mail.
   ​   ​
 ===== O problema de encaminhar ===== ===== O problema de encaminhar =====
Line 13: Line 13:
 O problema é encaminhar spam para outros serviços! O problema é encaminhar spam para outros serviços!
  
-Se um usuário do DCC simplesmente fizer uma configuração em sua conta do DCC para que todas as mensagens recebidas por ele sejam encaminhadas para outro serviço de email, é altamente provável que entre estas mensagens tenham diversos spams. Se muitos usuários do DCC fizerem a mesma coisa para um mesmo serviço de e-mail, este serviço irá considerar que o servidor de email do DCC envia muitos spams para ele, e irá denunciar este servidor, ou o domínio dcc.ufmg.br para alguma blacklist.+Se um usuário do DCC simplesmente fizer uma configuração em sua conta do DCC para que todas as mensagens recebidas por ele sejam encaminhadas para outro serviço de e-mail, é altamente provável que entre estas mensagens tenham diversos spams. Se muitos usuários do DCC fizerem a mesma coisa para um mesmo serviço de e-mail, este serviço irá considerar que o servidor de e-mail ​do DCC envia muitos spams para ele, e irá denunciar este servidor, ou o domínio dcc.ufmg.br para alguma blacklist.
  
 ==== O problema para todos usuários do DCC ==== ==== O problema para todos usuários do DCC ====
  
-Quando um servidor, ou domínio, consta de uma blacklist, outros serviços de e-mail passam a não aceitar receber mensagem daquele servidor, ou domínio. E aí está o problema: os usuários do DCC passam a não receber mensagens dos serviços de email que confiam naquela blacklist.+Quando um servidor, ou domínio, consta de uma blacklist, outros serviços de e-mail passam a não aceitar receber mensagem daquele servidor, ou domínio. E aí está o problema: os usuários do DCC passam a não receber mensagens dos serviços de e-mail ​que confiam naquela blacklist.
  
 O domínio dcc.ufmg.br já esteve diversas vezes em blacklists devido ao encaminhamento em massa que é feito pela maioria dos usuários do DCC. O domínio dcc.ufmg.br já esteve diversas vezes em blacklists devido ao encaminhamento em massa que é feito pela maioria dos usuários do DCC.
Line 28: Line 28:
  
 Na prática: Na prática:
-  * Alguém envia um email ao fulano@dcc.ufmg.br,​ e aguarda uma resposta.+  * Alguém envia um e-mail ​ao fulano@dcc.ufmg.br,​ e aguarda uma resposta.
   * Passado um tempo maior do que a pessoa imaginava ter que esperar por uma resposta, ela entra em contato com o Fulano por outros meios de comunicação,​ e pergunta a ele se ele não recebeu a mensagem que ela enviou para fulano@dcc.ufmg.br.   * Passado um tempo maior do que a pessoa imaginava ter que esperar por uma resposta, ela entra em contato com o Fulano por outros meios de comunicação,​ e pergunta a ele se ele não recebeu a mensagem que ela enviou para fulano@dcc.ufmg.br.
     * O Fulano verifica no Gmail, não vê a mensagem da pessoa lá, e diz: não recebi não. Aí a pessoa diz pro Fulano: bem, vou enviar novamente.     * O Fulano verifica no Gmail, não vê a mensagem da pessoa lá, e diz: não recebi não. Aí a pessoa diz pro Fulano: bem, vou enviar novamente.
-  * Ela envia novamente um email ao fulano@dcc.ufmg.br,​ e aguarda uma resposta.+  * Ela envia novamente um e-mail ​ao fulano@dcc.ufmg.br,​ e aguarda uma resposta.
   * Daí a um tempo, o diálogo anterior se repete. E nada da mensagem aparecer no Gmail do Fulano.   * Daí a um tempo, o diálogo anterior se repete. E nada da mensagem aparecer no Gmail do Fulano.
   * O que o Fulano faz? Reclama com o CRC que não está recebendo mensagens, que elas estão demorando muito para chegar.   * O que o Fulano faz? Reclama com o CRC que não está recebendo mensagens, que elas estão demorando muito para chegar.
Line 42: Line 42:
 Tem duas soluções para este problema: Tem duas soluções para este problema:
  
-  - Nao encaminhar mensagensEm vez disso, configurar o outro serviço de e-mail para buscar a mensagem no servidor do DCC, usando o protocolo POP. +  - Nao encaminhar mensagens
-  - Encaminhar após filtrar spams. Para salvar suas mensagens consideradas SPAM pelo SpamAssassin usando o procmail siga o procedimento abaixo.+    - Em vez disso, configurar o outro serviço de e-mail para buscar a mensagem no servidor do DCC, usando o protocolo POP. 
 +  - Encaminhar após filtrar spams.
  
 ==== Usando o protocolo POP ==== ==== Usando o protocolo POP ====
  
 **IMPORTANTE**:​ o protocolo POP somente importará mensagens que estiverem em sua Caixa de Entrada (Inbox). **IMPORTANTE**:​ o protocolo POP somente importará mensagens que estiverem em sua Caixa de Entrada (Inbox).
- 
----- 
-Em construção... 
- 
-Assim, você terá que pensar em uma estratégia para não duplicar mensagens no outro serviço de email. 
- 
-Casos: 
-  - Você nunca encaminhou mensagens do DCC para o outro serviço de e-mail e não tem nenhuma pasta no serviço de email do DCC. 
-    - Esta é a situação mais simples, pois todas suas mensagens estão na sua Caixa de Entrada, que é a única pasta lida pelo protocolo POP. 
-    - Neste caso, basta seguir os procedimentos descritos abaixo para seu outro serviço de e-mail. 
- 
----- 
  
 === Gmail === === Gmail ===
Line 66: Line 55:
   - No canto superior direito, clique em Configurações {{:​servicos:​email:​redirect:​engrenagem.png|}} > Configurações.   - No canto superior direito, clique em Configurações {{:​servicos:​email:​redirect:​engrenagem.png|}} > Configurações.
   - Na parte superior, escolha **Contas e importação**.   - Na parte superior, escolha **Contas e importação**.
-  - Na parte lateral esquerda, em "​Verificar o email de outras contas",​ escolha **Adicionar uma conta de email**.+  - Na parte lateral esquerda, em "​Verificar o e-mail ​de outras contas",​ escolha **Adicionar uma conta de e-mail**.
   - Na janela "​Adicionar uma conta de e-mail"​   - Na janela "​Adicionar uma conta de e-mail"​
-    - no campo "​Endereço de e-mail",​ digite seu endereço de email do DCC, e clique em **Próxima**.+    - no campo "​Endereço de e-mail",​ digite seu endereço de e-mail ​do DCC, e clique em **Próxima**.
     - com a opção "​Importar os e-mails da minha outra conta (POP3)"​ selecionada,​ clique em **Próxima**.     - com a opção "​Importar os e-mails da minha outra conta (POP3)"​ selecionada,​ clique em **Próxima**.
     - complete os campos solicitados:​     - complete os campos solicitados:​
Line 86: Line 75:
 ==== Encaminhar após filtrar spams ==== ==== Encaminhar após filtrar spams ====
  
-Crie, ou abra, o arquivo ~/.procmailrc e adicione as seguintes linhas:+Para filtrar suas mensagens consideradas SPAM pelo SpamAssassin usando o procmailsiga procedimento abaixo.
  
 +  - Crie, ou abra, o arquivo ~/​.procmailrc e adicione as seguintes linhas:<​code>​
    ​MAILDIR=$HOME/​Maildir    ​MAILDIR=$HOME/​Maildir
    ​DEFAULT=$MAILDIR/​    ​DEFAULT=$MAILDIR/​
Line 96: Line 86:
   ​   ​
   :0   :0
-  !seuemail@outro-servico-de-email.com+  !seuemail@outro-servico-de-email.com</​code>​ 
 +  - Salve o arquivo. 
 + 
 +Caso decida adotar esta solução, lembre-se de periodicamente verificar sua pasta de spams no DCC, mover os falsos positivos para a Caixa de Entrada, e remover o restante dos spams. Caso não faça isso, sua quota vai estourar e você terá problemas na sua conta do DCC.
  
 Saiba mais sobre o [[servicos:​email:​procmail:​start|Procmail]]. Saiba mais sobre o [[servicos:​email:​procmail:​start|Procmail]].
servicos/email/encaminar/start.txt · Last modified: 2020/12/18 15:41 by radeori