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Encaminhamento e POP

Fazer com que as mensagens recebidas no seu email do DCC possam ser copiadas ou movidas para outro serviço de e-mail.

ATENÇÃO:

  • O CRC não recomenda:
    • o encaminhamento de email para outros serviços de email (como Gmail, Yahoo, Outlook ou outro serviço).
  • O CRC recomenda:
    • o uso do protocolo POP como meio de fazer com que suas mensagens de email do DCC sejam movidas para outro serviço de email.

O problema de encaminhar

O problema é encaminhar spam para outros serviços!

Se um usuário do DCC simplesmente fizer uma configuração em sua conta do DCC para que todas as mensagens recebidas por ele sejam encaminhadas para outro serviço de email, é altamente provável que entre estas mensagens tenham diversos spams. Se muitos usuários do DCC fizerem a mesma coisa para um mesmo serviço de e-mail, este serviço irá considerar que o servidor de email do DCC envia muitos spams para ele, e irá denunciar este servidor, ou o domínio dcc.ufmg.br para alguma blacklist.

O problema para todos usuários do DCC

Quando um servidor, ou domínio, consta de uma blacklist, outros serviços de e-mail passam a não aceitar receber mensagem daquele servidor, ou domínio. E aí está o problema: os usuários do DCC passam a não receber mensagens dos serviços de email que confiam naquela blacklist.

O domínio dcc.ufmg.br já esteve diversas vezes em blacklists devido ao encaminhamento em massa que é feito pela maioria dos usuários do DCC.

O problema individualizado, para cada usuário

Gmail

O Gmail, por exemplo, tem como política retardar o recebimento de mensagens enviadas de um determinado endereço que encaminhar um número muito grande de mensagens ao servidor dele.

Na prática:

  • Alguém envia um email ao fulano@dcc.ufmg.br, e aguarda uma resposta.
  • Passado um tempo maior do que a pessoa imaginava ter que esperar por uma resposta, ela entra em contato com o Fulano por outros meios de comunicação, e pergunta a ele se ele não recebeu a mensagem que ela enviou para fulano@dcc.ufmg.br.
    • O Fulano verifica no Gmail, não vê a mensagem da pessoa lá, e diz: não recebi não. Aí a pessoa diz pro Fulano: bem, vou enviar novamente.
  • Ela envia novamente um email ao fulano@dcc.ufmg.br, e aguarda uma resposta.
  • Daí a um tempo, o diálogo anterior se repete. E nada da mensagem aparecer no Gmail do Fulano.
  • O que o Fulano faz? Reclama com o CRC que não está recebendo mensagens, que elas estão demorando muito para chegar.

Aí está o problema: as duas mensagens chegaram há muito tempo no servidor do DCC, foram encaminhadas para o Gmail, mas devido ao fato de o fulano@dcc.ufmg.br frequentemente encaminhar um número muito grande de mensagens para o Gmail, e entre elas muitos spams, o Gmail resolveu “punir” este usuário e retardar o recebimento de mensagens enviadas por ele.

Soluções

Tem duas soluções para este problema:

  1. Nao encaminhar mensagens:
    1. Em vez disso, configurar o outro serviço de e-mail para buscar a mensagem no servidor do DCC, usando o protocolo POP.
  2. Encaminhar após filtrar spams.

Usando o protocolo POP

IMPORTANTE: o protocolo POP somente importará mensagens que estiverem em sua Caixa de Entrada (Inbox).

Gmail

  1. No computador, acesse o Gmail.
  2. No canto superior direito, clique em Configurações > Configurações.
  3. Na parte superior, escolha Contas e importação.
  4. Na parte lateral esquerda, em “Verificar o email de outras contas”, escolha Adicionar uma conta de email.
  5. Na janela “Adicionar uma conta de e-mail”
    1. no campo “Endereço de e-mail”, digite seu endereço de email do DCC, e clique em Próxima.
    2. com a opção “Importar os e-mails da minha outra conta (POP3)” selecionada, clique em Próxima.
    3. complete os campos solicitados:
      • Nome de usuário: “seu login do DCC”
      • Senha: “sua senha do DCC”
      • Servidor POP: pop3.dcc.ufmg.br
      • Porta: 995
    4. selecione a opção:
      • Use sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mails.
    5. opções NÃO recomendadas pelo CRC:
      • Deixar uma cópia da mensagem recuperada no servidor.
        • Se você deixar uma cópia no servidor do DCC, terá que cuidar para que sua quota de armazenamento de dados no DCC não estoure.
    6. Escolha se deseja as demais opções.
    7. Clique em Adicionar conta.

Encaminhar após filtrar spams

Para filtrar suas mensagens consideradas SPAM pelo SpamAssassin usando o procmail, siga o procedimento abaixo.

  1. Crie, ou abra, o arquivo ~/.procmailrc e adicione as seguintes linhas:
       MAILDIR=$HOME/Maildir
       DEFAULT=$MAILDIR/
      
      :0:
      * ^X-Spam-Status: Yes*
      .spam/
      
      :0
      !seuemail@outro-servico-de-email.com
  2. Salve o arquivo.

Caso decida adotar esta solução, lembre-se de periodicamente verificar sua pasta de spams no DCC, mover os falsos positivos para a Caixa de Entrada, e remover o restante dos spams. Caso não faça isso, sua quota vai estourar e você terá problemas na sua conta do DCC.

Saiba mais sobre o Procmail.

servicos/email/encaminar/start.txt · Last modified: 2019/04/20 13:36 by murilo