O DCC adotou o programa GNU Mailman como o programa gerenciador de listas. O serviço de listas tem como objetivo oferecer maior eficiência na interação entre membros de grupos do Departamento.
Uma lista de e-mails é simplesmente uma lista de endereços de e-mails de pessoas que estão interessadas em um mesmo assunto, são membros do mesmo grupo de trabalho, ou fazem algum curso juntas. Quando um membro da lista envia um e-mail para o endereço da lista, o e-mail é replicado para todos os membros da mesma. A principal vantagem de uma lista de e-mails é que, assim que novas mensagens são postadas, elas são imeditamente entregues na caixa de e-mails dos participantes da lista.
O pedido de criação de uma lista deve ser feito por um professor através do envio de um e-mail para o CRC . O e-mail deve ter como assunto 'Criacao de lista' e no corpo da mensagem deve constar o 'nome da lista' e o endereço de e-mail da pessoa que será o administrador da mesma.
A interface web do MailMan permite ao usuário visitar o servidor de listas e obter informações a respeito das listas hospedadas. Entretanto, as listas cujos administradores optaram pela privacidade não serão mostradas. Para acessar essas informações, visite o Diretório de Listas.
Todas as listas do servidor, tanto as públicas quanto as privadas, possuem uma página de informações. Para acessar a página de informações de uma determinada lista, utilize o link http://gerencia-listas.dcc.ufmg.br/mailman/listinfo/<lista>, sendo que <lista> deve ser substituída pelo nome da lista desejada.
A página de informações de cada lista está dividida em seções. A primeira seção irá direcioná-lo para os arquivos da listas se esses existirem.
A seção seguinte indica como enviar mensagens para a lista. É bom lembrar que a configuração padrão das listas não permite postagens de endereços que não estão inscritos na mesma.
O item final da página permite aos membros da lista visualizarem a listagem das pessoas inscritas na mesma, modificarem suas configurações pessoais e se desinscreverem da lista.
A inscrição em uma lista é uma tarefa simples e inclui um dispositivo para evitar que e-mails sejam inscritos em listas sem a permissão de seu dono.
Na página de informacões da lista, na seção 'Inscrevendo-se na lista', digite seu endereço de e-mail e escolha uma senha. A senha será utilizada posteriormente, caso você queira logar no sistema e modificar suas configurações pessoais. Ao preencher o formulário, você tem a opcão de receber por e-mail, após confirmada sua inscricão na lista, uma senha é gerada automaticamente.
Após submeter o formulário preenchido, um e-mail será enviado para o endereço utilizado na inscrição. A mensagem enviada irá pedir que você confirme seu pedido de inscrição. Ao receber o pedido de confirmação, siga as instruções contidas na mensagem.
Uma vez membro em alguma lista, você poderá personalizar as configurações de sua inscrição. A maneira mais rápida de acessar as configurações é através da URL enviada na mensagem de boas vindas da lista. Caso não a possua mais, você poderá acessá-la através da página de informações da lista, http://gerencia-listas.dcc.ufmg.br/mailman/listinfo/<lista>.
Na última seção da página de informações da lista, há um formulário com um campo em que se deve digitar o endereço de e-mail inscrito na lista. Após preenchido, deve se pressionar o botão Desinscrever-se ou editar opcões.
Em seguida, você deverá fornecer sua senha de membro.
Caso não se lembre da senha, pressione o botão 'Lembrete' da última seção da página, para que a senha seja enviada para seu e-mail.
As opções de inscrição estão listadas na última seção da página.
Acesse a página das opções de configuração da maneira descrita no item “Como personalizar suas configuracoes de inscricao em uma lista?”. Na primeira seção dessa página, você poderá alterar o endereço de e-mail inscrito na lista, além de preencher ou modificar o campo referente ao seu nome real.
Atenção: O Mailman exibirá uma página de erro, caso você tente modificar o endereço de e-mail inscrito em uma lista por outro endereço de e-mail já inscrito nessa mesma lista.
Siga os passos descritos no item “Como personalizar suas configurações de inscrição em uma lista?”. Na seção 'Descadastrando-se' da página de opções de configuração, maque a opção 'Sim, eu realmente desejo me descadastrar' e em seguida clique no botão 'Desinscrever'.