Tabela de conteúdos

Listas

Informaçoes a respeito do serviço de listas oferecido pelo DCC à seus usuários

O DCC adotou o programa GNU Mailman como o programa gerenciador de listas. O serviço de listas tem como objetivo oferecer maior eficiência na interação entre membros de grupos do Departamento.

O que é uma lista de e-mails?

Uma lista de e-mails é simplesmente uma lista de endereços de e-mails de pessoas que estão interessadas em um mesmo assunto, são membros do mesmo grupo de trabalho, ou fazem algum curso juntas. Quando um membro da lista envia um e-mail para o endereço da lista, o e-mail é replicado para todos os membros da mesma. A principal vantagem de uma lista de e-mails é que, assim que novas mensagens são postadas, elas são imeditamente entregues na caixa de e-mails dos participantes da lista.

Quem pode criar uma lista?

O pedido de criação de uma lista deve ser feito por um professor através do envio de um e-mail para o CRC . O e-mail deve ter como assunto 'Criacao de lista' e no corpo da mensagem deve constar o 'nome da lista' e o endereço de e-mail da pessoa que será o administrador da mesma.

Como obter informações a respeito das listas hospedadas?

A interface web do MailMan permite ao usuário visitar o servidor de listas e obter informações a respeito das listas hospedadas. Entretanto, as listas cujos administradores optaram pela privacidade não serão mostradas. Para acessar essas informações, visite o Diretório de Listas.

Todas as listas do servidor, tanto as públicas quanto as privadas, possuem uma página de informações. Para acessar a página de informações de uma determinada lista, utilize o link http://gerencia-listas.dcc.ufmg.br/mailman/listinfo/<lista>, sendo que <lista> deve ser substituída pelo nome da lista desejada.

A página de informações de cada lista está dividida em seções. A primeira seção irá direcioná-lo para os arquivos da listas se esses existirem.

A seção seguinte indica como enviar mensagens para a lista. É bom lembrar que a configuração padrão das listas não permite postagens de endereços que não estão inscritos na mesma.

O item final da página permite aos membros da lista visualizarem a listagem das pessoas inscritas na mesma, modificarem suas configurações pessoais e se desinscreverem da lista.

Como se inscrever em uma lista?

A inscrição em uma lista é uma tarefa simples e inclui um dispositivo para evitar que e-mails sejam inscritos em listas sem a permissão de seu dono.

Na página de informacões da lista, na seção 'Inscrevendo-se na lista', digite seu endereço de e-mail e escolha uma senha. A senha será utilizada posteriormente, caso você queira logar no sistema e modificar suas configurações pessoais. Ao preencher o formulário, você tem a opcão de receber por e-mail, após confirmada sua inscricão na lista, uma senha é gerada automaticamente.

Após submeter o formulário preenchido, um e-mail será enviado para o endereço utilizado na inscrição. A mensagem enviada irá pedir que você confirme seu pedido de inscrição. Ao receber o pedido de confirmação, siga as instruções contidas na mensagem.

Como personalizar suas configurações de inscrição em uma lista?

Uma vez membro em alguma lista, você poderá personalizar as configurações de sua inscrição. A maneira mais rápida de acessar as configurações é através da URL enviada na mensagem de boas vindas da lista. Caso não a possua mais, você poderá acessá-la através da página de informações da lista, http://gerencia-listas.dcc.ufmg.br/mailman/listinfo/<lista>.

Na última seção da página de informações da lista, há um formulário com um campo em que se deve digitar o endereço de e-mail inscrito na lista. Após preenchido, deve se pressionar o botão Desinscrever-se ou editar opcões.

Em seguida, você deverá fornecer sua senha de membro.

Caso não se lembre da senha, pressione o botão 'Lembrete' da última seção da página, para que a senha seja enviada para seu e-mail.

As opções de inscrição estão listadas na última seção da página.

Como modificar o endereço de email inscrito na lista?

Acesse a página das opções de configuração da maneira descrita no item “Como personalizar suas configuracoes de inscricao em uma lista?”. Na primeira seção dessa página, você poderá alterar o endereço de e-mail inscrito na lista, além de preencher ou modificar o campo referente ao seu nome real.

Atenção: O Mailman exibirá uma página de erro, caso você tente modificar o endereço de e-mail inscrito em uma lista por outro endereço de e-mail já inscrito nessa mesma lista.

Como se desinscrever de uma lista?

Siga os passos descritos no item “Como personalizar suas configurações de inscrição em uma lista?”. Na seção 'Descadastrando-se' da página de opções de configuração, maque a opção 'Sim, eu realmente desejo me descadastrar' e em seguida clique no botão 'Desinscrever'.