CRC

Centro de Recursos Computacionais

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


servicos:listas:start

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
servicos:listas:start [2019/03/22 14:30] – ↷ Page moved from catservicos:listas:start to servicos:listas:start muriloservicos:listas:start [2023/07/18 12:36] (atual) alison
Linha 9: Linha 9:
 Uma lista de e-mails é simplesmente uma lista de endereços de e-mails de pessoas que estão interessadas em um mesmo assunto, são membros do mesmo grupo de trabalho, ou fazem algum curso juntas. Quando um membro da lista envia um e-mail para o endereço da lista, o e-mail é replicado para todos os membros da mesma. A principal vantagem de uma lista de e-mails é que, assim que novas mensagens são postadas, elas são imeditamente entregues na caixa de e-mails dos participantes da lista. Uma lista de e-mails é simplesmente uma lista de endereços de e-mails de pessoas que estão interessadas em um mesmo assunto, são membros do mesmo grupo de trabalho, ou fazem algum curso juntas. Quando um membro da lista envia um e-mail para o endereço da lista, o e-mail é replicado para todos os membros da mesma. A principal vantagem de uma lista de e-mails é que, assim que novas mensagens são postadas, elas são imeditamente entregues na caixa de e-mails dos participantes da lista.
  
-  Para obter informações sobre como usar esse serviçoconsulte a seção Tutoriais.+==== Quem pode criar uma lista? ==== 
 + 
 +O pedido de criação de uma lista deve ser feito por um professor através do envio de um e-mail para o CRC . O e-mail deve ter como assunto 'Criacao de lista' e no corpo da mensagem deve constar o 'nome da lista' e o endereço de e-mail da pessoa que será o administrador da mesma. 
 + 
 +==== Como obter informações a respeito das listas hospedadas? ==== 
 + 
 +A interface web do MailMan permite ao usuário visitar o servidor de listas e obter informações a respeito das listas hospedadas. Entretanto, as listas cujos administradores optaram pela privacidade não serão mostradas. Para acessar essas informações, visite o Diretório de Listas. 
 + 
 +Todas as listas do servidor, tanto as públicas quanto as privadas, possuem uma página de informações. Para acessar a página de informações de uma determinada lista, utilize o link http://gerencia-listas.dcc.ufmg.br/mailman/listinfo/<lista>, sendo que <lista> deve ser substituída pelo nome da lista desejada. 
 + 
 +A página de informações de cada lista está dividida em seções. A primeira seção irá direcioná-lo para os arquivos da listas se esses existirem. 
 + 
 +A seção seguinte indica como enviar mensagens para a lista. É bom lembrar que a configuração padrão das listas não permite postagens de endereços que não estão inscritos na mesma. 
 + 
 +O item final da página permite aos membros da lista visualizarem a listagem das pessoas inscritas na mesmamodificarem suas configurações pessoais e se desinscreverem da lista. 
 + 
 +==== Como se inscrever em uma lista? ==== 
 + 
 +A inscrição em uma lista é uma tarefa simples e inclui um dispositivo para evitar que e-mails sejam inscritos em listas sem permissão de seu dono. 
 + 
 +Na página de informacões da lista, na seção 'Inscrevendo-se na lista', digite seu endereço de e-mail e escolha uma senha. A senha será utilizada posteriormente, caso você queira logar no sistema e modificar suas configurações pessoais. Ao preencher o formulário, você tem a opcão de receber por e-mail, após confirmada sua inscricão na lista, uma senha é gerada automaticamente. 
 + 
 +Após submeter o formulário preenchido, um e-mail será enviado para o endereço utilizado na inscrição. A mensagem enviada irá pedir que você confirme seu pedido de inscrição. Ao receber o pedido de confirmação, siga as instruções contidas na mensagem. 
 + 
 +==== Como personalizar suas configurações de inscrição em uma lista? ==== 
 + 
 +Uma vez membro em alguma lista, você poderá personalizar as configurações de sua inscrição. A maneira mais rápida de acessar as configurações é através da URL enviada na mensagem de boas vindas da lista. Caso não a possua mais, você poderá acessá-la através da página de informações da lista, http://gerencia-listas.dcc.ufmg.br/mailman/listinfo/<lista>
 + 
 +Na última seção da página de informações da lista, há um formulário com um campo em que se deve digitar o endereço de e-mail inscrito na lista. Após preenchido, deve se pressionar o botão Desinscrever-se ou editar opcões. 
 + 
 +Em seguida, você deverá fornecer sua senha de membro. 
 + 
 +Caso não se lembre da senha, pressione o botão 'Lembrete' da última seção da página, para que a senha seja enviada para seu e-mail. 
 + 
 +As opções de inscrição estão listadas na última seção da página. 
 + 
 +==== Como modificar o endereço de email inscrito na lista? ==== 
 + 
 +Acesse a página das opções de configuração da maneira descrita no item "Como personalizar suas configuracoes de inscricao em uma lista?". Na primeira seção dessa página, você poderá alterar o endereço de e-mail inscrito na lista, além de preencher ou modificar o campo referente ao seu nome real. 
 + 
 +Atenção: O Mailman exibirá uma página de erro, caso você tente modificar o endereço de e-mail inscrito em uma lista por outro endereço de e-mail já inscrito nessa mesma lista. 
 + 
 +==== Como se desinscrever de uma lista? ==== 
 + 
 +Siga os passos descritos no item "Como personalizar suas configurações de inscrição em uma lista?". Na seção 'Descadastrando-se' da página de opções de configuração, maque a opção 'Sim, eu realmente desejo me descadastrar' e em seguida clique no botão 'Desinscrever'. 
 + 
servicos/listas/start.1553265015.txt.gz · Última modificação: 2019/03/22 14:30 por murilo

Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki