O Departamento de Ciência da Computação disponibiliza o serviço de leitura de email via web pelo endereço: https://webmail.dcc.ufmg.br.
1 - Após autenticar, clique no botão que contém a identificação de seu endereço de email e que localiza no canto superior direito e em seguida clique em “Configurações”.
2 - No menu lateral selecione a opção “2-Step Verification (TOTP)” e por fim clique em “Activate”.
3 - Em seu dispositivo móvel abra o Google Authenticator ou outro cliente TOTP e faça o scan do QR-code exibido na tela.
4 - Após ter adicionado uma conta no seu software de authenticator, clique em “test”.
5 - Abra seu software de authenticator, selecione a conta referente ao serviço que deseja realizar a segunda etapa de verificação e preencha no campo “Code” com o código fornecido pelo authenticator.
6 - Se o código for validado com sucesso o processo estará finalizado e poderá ser confirmado com o símbolo de check conforme imagem abaixo.
1 - Após autenticar, clique no botão que contém a identificação de seu endereço de email e que localiza no canto superior direito e em seguida clique em “Configurações”.
2 - No menu lateral selecione a opção “2-Step Verification (TOTP)” e por fim clique em “Limpar”.
A configuração foi desfeita, tornando possível reconfigurar caso haja interesse.
1 - Após autenticar, clique no botão que contém a identificação de seu endereço de email e que localiza no canto superior direito e em seguida clique em “Configurações”.
2 - Clique no item “Identidade”.
3 - Clique na aba “Assinatura” e altere para “HTML”, preencha as informações de sua assinatura. Ao finalizar marque o checkbox “Nas respostas, inserir esta assinatura da mensagem citada” e por fim clique em “Guardar”.
4 - Validação do procedimento: Clique em uma mensagem que deseje responder ou crie um novo email para validar se a assinatura está devidamente configurada.
O procedimento demonstrado a seguir tem o intuito de melhorar o tempo de confirmação de leitura das mensagens em sua caixa de email.
1 - Após autenticar, clique no botão que contém a identificação de seu endereço de email e que localiza no canto superior direito e em seguida clique em “Configurações”.
2 - No menu lateral selecione a opção “Geral”,role a página até a sessão “Visualização da mensagem” e por fim altere o parâmetro para a quantidade de segundos desejada. Se colocar 0 segundos, a mensagem será marcada como lida assim que ela for clicada/marcada.
Ao enviar uma mensagem para um destinatário no qual possui um email do DCC, o webmail utiliza o recurso de consultar o LDAP e fornecer o nome do usuário e seu endereço de email para facilitar o preenchimento deste campo e evitar falhas de entrega do email por motivo de erros de digitação.
O recurso já está disponível e habilitado em sua caixa de email, para validar o funcionamento, basta seguir os passos a seguir:
1 - Após autenticar, clique em “Nova mensagem”.
2 - No campo “Para” inicie a digitação do nome da pessoa que você deseja enviar o email. No exemplo abaixo quero enviar um email para o Murilo e quando iniciei a digitação o webmail já realizou uma consulta na base de usuários e retorno todos os emails correlacionados ao nome “Murilo”.