====== Encaminhamento e POP ====== Fazer com que as mensagens recebidas no seu e-mail do DCC possam ser copiadas ou movidas para outro serviço de e-mail. * **O CRC não recomenda**: * o encaminhamento de e-mail para outros serviços de e-mail (como Gmail, Yahoo, Outlook ou outro serviço). * **O CRC recomenda**: * o uso do protocolo POP como meio de fazer com que suas mensagens de e-mail do DCC sejam movidas para outro serviço de e-mail, principalmente para o serviço de e-mail do **gmail**. ===== O problema de encaminhar ===== O problema é encaminhar spam para outros serviços! Se um usuário do DCC simplesmente fizer uma configuração em sua conta do DCC para que todas as mensagens recebidas por ele sejam encaminhadas para outro serviço de e-mail, é altamente provável que entre estas mensagens tenham diversos spams. Se muitos usuários do DCC fizerem a mesma coisa para um mesmo serviço de e-mail, este serviço irá considerar que o servidor de e-mail do DCC envia muitos spams para ele, e irá denunciar este servidor, ou o domínio dcc.ufmg.br para alguma blacklist. ==== O problema para todos usuários do DCC ==== Quando um servidor, ou domínio, consta de uma blacklist, outros serviços de e-mail passam a não aceitar receber mensagem daquele servidor, ou domínio. E aí está o problema: os usuários do DCC passam a não receber mensagens dos serviços de e-mail que confiam naquela blacklist. O domínio dcc.ufmg.br já esteve diversas vezes em blacklists devido ao encaminhamento em massa que é feito pela maioria dos usuários do DCC. ==== O problema individualizado, para cada usuário ==== === Gmail === O Gmail, por exemplo, tem como política retardar o recebimento de mensagens enviadas de um determinado endereço que encaminhar um número muito grande de mensagens ao servidor dele. Na prática: * Alguém envia um e-mail ao fulano@dcc.ufmg.br, e aguarda uma resposta. * Passado um tempo maior do que a pessoa imaginava ter que esperar por uma resposta, ela entra em contato com o Fulano por outros meios de comunicação, e pergunta a ele se ele não recebeu a mensagem que ela enviou para fulano@dcc.ufmg.br. * O Fulano verifica no Gmail, não vê a mensagem da pessoa lá, e diz: não recebi não. Aí a pessoa diz pro Fulano: bem, vou enviar novamente. * Ela envia novamente um e-mail ao fulano@dcc.ufmg.br, e aguarda uma resposta. * Daí a um tempo, o diálogo anterior se repete. E nada da mensagem aparecer no Gmail do Fulano. * O que o Fulano faz? Reclama com o CRC que não está recebendo mensagens, que elas estão demorando muito para chegar. Aí está o problema: as duas mensagens chegaram há muito tempo no servidor do DCC, foram encaminhadas para o Gmail, mas devido ao fato de o fulano@dcc.ufmg.br frequentemente encaminhar um número muito grande de mensagens para o Gmail, e entre elas muitos spams, o Gmail resolveu "punir" este usuário e retardar o recebimento de mensagens enviadas por ele. ===== Solução: não encaminhar mensagens ===== ==== Remover o encaminhamento ==== Na prática: * remover o arquivo .forward de seu "home" * % rm ~/.forward * remover regras de encaminhamento que porventura existam no seu arquivo ~/.procmailrc: * por exemplo: :0 !seuemail@gmail.com ==== Usar o Post Office Protocol (POP) ==== Em vez disso, configurar o outro serviço de e-mail para buscar a mensagem no servidor do DCC, usando o protocolo POP. **IMPORTANTE**: o POP somente importará mensagens que estiverem em sua Caixa de Entrada (Inbox). === Gmail === - No computador, acesse o Gmail. - No canto superior direito, clique em Configurações {{:servicos:email:redirect:engrenagem.png|}} > Configurações. - Na parte superior, escolha **Contas e importação**. - Na parte lateral esquerda, em "Verificar o e-mail de outras contas", escolha **Adicionar uma conta de e-mail**. - Na janela "Adicionar uma conta de e-mail" - no campo "Endereço de e-mail", digite seu endereço de e-mail do DCC, e clique em **Próxima**. - com a opção "Importar os e-mails da minha outra conta (POP3)" selecionada, clique em **Próxima**. - complete os campos solicitados: * Nome de usuário: "seu login do DCC" * Senha: "sua senha do DCC" * Servidor POP: pop3.dcc.ufmg.br * Porta: 995 - selecione a opção: * Use sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mails. - opções NÃO recomendadas pelo CRC: * Deixar uma cópia da mensagem recuperada no servidor. * Se você deixar uma cópia no servidor do DCC, terá que cuidar para que sua quota de armazenamento de dados no DCC não estoure. - Escolha se deseja as demais opções. - Clique em **Adicionar conta**. Saiba mais sobre o [[servicos:email:procmail:start|Procmail]].