CRC

Centro de Recursos Computacionais

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


servicos:conectividade:prof:start

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
servicos:conectividade:prof:start [2019/08/01 20:12] – ↷ Page moved from servicos:rede:prof:start to servicos:conectividade:prof:start muriloservicos:conectividade:prof:start [2019/10/25 15:23] (atual) maila.silva
Linha 1: Linha 1:
 ====== Gabinete de professor ====== ====== Gabinete de professor ======
  
-\\ 
- 
-\\ 
 ===== Introdução ===== ===== Introdução =====
 Cada gabinete possui 2 pontos de rede do cabeamento estruturado do prédio. A máquina utilizada pelo professor deve ser ligada em um desses pontos. Não é recomendada a passagem de cabo extra, fora do cabeamento estruturado, salvo em casos de necessidade e autorização pela Chefia do Departamento. Cada gabinete possui 2 pontos de rede do cabeamento estruturado do prédio. A máquina utilizada pelo professor deve ser ligada em um desses pontos. Não é recomendada a passagem de cabo extra, fora do cabeamento estruturado, salvo em casos de necessidade e autorização pela Chefia do Departamento.
  
 ==== Empréstimo de máquina ==== ==== Empréstimo de máquina ====
-Caso o professor necessite de uma máquina, o CRC conta com o serviço de empréstimo. Deve-se enviar um e-mail para <crc@dcc.ufmg.br> solicitando; este endereço deve ser utilizado para qualquer requisição que se tenha, salvo casos urgentes, para os quais temos o ramal 5570 e atendimento na sala 3001 (ICEx).+Caso o professor precise de uma máquina, o CRC conta com o serviço de empréstimo. O pedido deve ser feito por e-mail ao CRC. 
  
-\\ 
 ===== Instalação de nova máquina ===== ===== Instalação de nova máquina =====
-Quando o professor tem então uma máquina (seja própria ou emprestada), que deseja utilizar em seu gabinete, segue-se os seguintes passos:+Quando o professor tem então uma máquinaprópria ou emprestada, que deseja utilizar em seu gabinete, seguem-se os seguintes passos:
   - O professor entra em contato com o CRC, informando endereço MAC da nova máquina e o nome que ele gostaria que ela tivesse na rede. (No caso de máquina emprestada, esse passo não é necessário)   - O professor entra em contato com o CRC, informando endereço MAC da nova máquina e o nome que ele gostaria que ela tivesse na rede. (No caso de máquina emprestada, esse passo não é necessário)
   - Administração da máquina: CRC ou próprio professor.[[#administracao_da_maquina|¹]]   - Administração da máquina: CRC ou próprio professor.[[#administracao_da_maquina|¹]]
   - Instalação do SO solicitado pelo professor.[[#instalacao_do_sistema_operacional|²]]   - Instalação do SO solicitado pelo professor.[[#instalacao_do_sistema_operacional|²]]
-  - Configurações de rede necessárias.[[#configuracoes|³]] +  - Configurações de rede necessárias. 
-  - Entrega  da máquina.[[#⁴_entrega_da_maquina|]]+  - Entrega  da máquina.[[#⁴_entrega_da_maquina|³]]
  
 ====¹ Administração da máquina ==== ====¹ Administração da máquina ====
Linha 29: Linha 26:
  
 ====² Instalação do Sistema Operacional ==== ====² Instalação do Sistema Operacional ====
-  * Independente de quem administrará a máquina, o CRC se dispõe a instalar um dos sistemas operacionais adotados pelo DCC: Windows 7 ou 10 ou Ubuntu (LTS mais recente).+  * Independente de quem administrará a máquina, o CRC se dispõe a instalar um dos sistemas operacionais adotados pelo DCC: Windows 10 ou Ubuntu (LTS mais recente).
   * Além disso, o professor pode solicitar determinada distribuição do espaço do disco entre os sistemas operacionais requeridos.   * Além disso, o professor pode solicitar determinada distribuição do espaço do disco entre os sistemas operacionais requeridos.
   * As máquinas administradas pelo CRC também precisam seguir um padrão definido para a rede do DCC (sistema operacional, versão dele, versão de pacotes disponibilizados pela distribuição, etc). Ou seja, no caso do Linux, por questões de manutenção e atualização do sistema, pacotes fora do repositório ou em versões diferentes das disponíveis não poderão ser instalados.   * As máquinas administradas pelo CRC também precisam seguir um padrão definido para a rede do DCC (sistema operacional, versão dele, versão de pacotes disponibilizados pela distribuição, etc). Ou seja, no caso do Linux, por questões de manutenção e atualização do sistema, pacotes fora do repositório ou em versões diferentes das disponíveis não poderão ser instalados.
-  * No caso de máquinas administradas pelo professor, a instalação do SO fica a cargo dele.+  * No caso de máquinas administradas pelo professor, caso tenha interesse em uma versão de SO diferente das adotadas pelo CRC, o mesmo poderá fazer sua instalação.
  
-====³ Configurações ==== 
-  - Como já foi dito, o primeiro passo é obter o endereço MAC da máquina (a menos que a máquina seja emprestada por nós)  que o professor deseja instalar, além do nome que ele deseja que ela tenha na rede. 
-  - A partir disso, alocamos um endereço IP. No entanto, antes de alocar um novo IP, verificamos quantos e quais são os IP's que o professor já possui e se é possível reutilizar algum desses IP's para a solicitação em questão. 
-  - Essa alocação é feita, então, em nosso servidor DNS e testamos se a configuração foi efetuada com sucesso. 
-  - A seguir, configuramos o DHCP para correlacionar o IP do professor ao endereço MAC em questão. 
-  - Por fim, verificamos o switch ao qual a máquina se conectará e o configuramos, na porta específica, de acordo com a VLAN de professores ou de professores externos. 
  
-====⁴ Entrega da máquina ==== +====³ Entrega da máquina ==== 
-  - Pedimos o prazo máximo de uma semana para concluir instalação de um ponto de trabalho, a partir do momento que a máquina chega ao CRC. +Quando finalizarmos todos os processos e a máquina estiver prontaentraremos em contato e o professor poderá escolher entre buscar a máquina no CRC ou instalarmos máquina em sua sala. 
-  - A partir do momento que terminar a configuração da máquina, perguntamos ao professor se ele quer buscar a máquina no CRC ou quer que gente instale para ele. Caso ele peça auxílio durante a instalação, ir na sala do professor e acompanhar a instalação da máquina, verificando se ela pegou rede e se o professor consegue logar nela+
-  - Se houver problemas durante a instalação, podemos ir à sala do professor (caso ele tenha buscado a máquina). Em alguns casos, é necessário trazer a máquina de volta para o CRC. Nesse caso, dar uma previsão ao professor de quando a máquina vai estar completa. Verificamos então os problemas e marcamos um horário com o professor, para a instalação definitiva da máquina na sala dele.+
  
 \\ \\
 ===== Informações adicionais ===== ===== Informações adicionais =====
 ==== Limite de IPs ==== ==== Limite de IPs ====
-O professor normalmente tem um limite de 2 a 3 IPs fixos. Dessa forma, os primeiros equipamentos são alocdos dentro desse limite e, no caso da aquisição de novas máquinas, caso essas ultrapassem o limite, é questionado se algum dos IPs previamente fornecidos pertencem a uma dispositivo não utilizado. Caso o professor necessite de expandir esse limite, deve enviar um e-mail com justificativa, que será analisada e discutida.+O professor normalmente tem um limite de 2 a 3 IPs fixos. Caso o professor necessite de expandir esse limite, deve enviar um e-mail com justificativa, que será analisada e discutida.
  
 ==== Necessidade de mais pontos de rede ==== ==== Necessidade de mais pontos de rede ====
Linha 55: Linha 45:
  
 ==== Servidores ou máquinas com acesso a usuários que não são professores ==== ==== Servidores ou máquinas com acesso a usuários que não são professores ====
-Por motivos de segurança não é recomendado que outros usuários tenham acesso a máquinas que estão na rede dos professores. Dessa forma, se há a necessidade de usuários que não são professores utilizarem máquinas de professores, recomendamos que elas fiquem dentro de um laboratório de pesquisa do Departamento ou em uma rede separada da rede de professores atual.+Por motivos de segurança não é recomendado que outros usuários tenham acesso a máquinas que estão na rede dos professores. Dessa forma, se há a necessidade de usuários que não são professores utilizarem máquinas de professores, recomendamos que elas fiquem dentro de um laboratório de pesquisa do Departamento.
  
 ==== Rede sem fio para acesso pessoal ==== ==== Rede sem fio para acesso pessoal ====
 O professor deve usar a rede autenticada DCC-usuarios (SSID). O professor deve usar a rede autenticada DCC-usuarios (SSID).
-Não é permitida a instalação de nenhum outro dispositivo wireless dentro do DCC, para não interferir na rede local, sem a prévia comunicação ao CRC, para que seja avaliado os possíveis impactos. +Não é recomendada a instalação de nenhum outro wireless access-point dentro do DCC, para não interferir na rede local.
- +
-==== Rede sem fio para professores visitantes e convidados ==== +
-O CRC fornece uma rede sem-fio, chamada DCC-Visitors (SSID), para os convidados dos professores e visitantes do Departamento. +
- +
-Para acessá-la, o professor do DCC deve preencher um pequeno cadastro, com email e nome do convidado, em [[https://topazio.dcc.ufmg.br/cgi-bin/senha_wifi.cgi]] (página com acesso liberado apenas para professores).+
  
-Ambos (professor e convidado) recebem um email com os dados de acesso, que são automaticamente revogados após 7 dias de sua criação. 
servicos/conectividade/prof/start.1564690350.txt.gz · Última modificação: 2019/08/01 20:12 por murilo

Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki