O DCC possui vários laboratórios com estações de trabalho e microcomputadores de diversos fabricantes e com diversos sistemas operacionais. Todos os usuários têm acesso a uma infraestrutura necessária para a realização de suas tarefas acadêmicas, além de acesso ilimitado à Internet.
Ao ser cadastrado na rede do DCC, o usuário receberá um código de identificação, ou “login”, que junto com uma senha permitirão que o usuário tenha acesso aos vários serviços prestados pelo CRC:
Se for comprovada negligência, o usuário poderá ser responsabilizado por quaisquer atos praticados por meio do uso de sua conta.
Os recursos do DCC/UFMG sob responsabilidade do DCC estão à disposição da comunidade do Departamento para o desenvolvimento das tarefas de ensino, pesquisa e extensão assim reconhecidas pela Câmara Departamental. Isso significa que o uso desses recursos deve ser focado nas tarefas relacionadas ao dia-a-dia do DCC, como desenvolvimento de trabalhos, acesso a material de cursos, desenvolvimento de material didático, desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão aprovadas. Além disso, para a comodidade dos usuários durante sua estadia nas dependências do Departamento e para facilitar o desenvolvimento das atividades mencionadas, é também permitido o uso dos recursos para fins pessoais, desde que esse uso não prejudique as atividades de ensino, pesquisa e extensão, não prejudique ou ofenda outros membros da comunidade nem viole as normas aqui definidas.
É de responsabilidade do usuário a adoção de todas as medidas ao seu alcance que visem impedir a utilização de sua conta por invasores, tais como fechar a sessão sempre que se ausentar da máquina, bem como garantir o sigilo de sua senha.
Em caso de dúvidas sobre o impacto de quaisquer ações sobre os recursos do DCC/UFMG ou sobre a adequação de tais ações em função das normas de utilização do sistema aqui descritas, os usuários devem consultar o CRC antes de desenvolver tais atividades.
Se uma necessidade justificada aparentar contrariar uma das normas apresentadas neste documento, ou ser inviabilizada por essas normas, isso é porque há alguma outra solução para o problema em questão dentro das atribuições do CRC. Por exemplo, é possível criar-se grupos para acesso compartilhado a recursos de trabalho (arquivos, por exemplo), listas de discussão para disseminação controlada de mensagens de interesse de comunidades específicas, páginas WEB de acesso compartilhado para fins de divulgação de trabalhos de interesse do Departamento. Consulte sempre o CRC nesses casos.
Tendo essas considerações em mente, os seguintes comportamentos são terminantemente proibidos:
Em correio eletrônico e em artigos de Network News não é permitido:
Os infratores das normas citadas neste documento estão sujeitos, além das punições legais impostas pela UFMG, à suspensão da conta e todos os privilégios a ela associados por um período que usualmente varia de uma semana a seis meses. A definição do tempo exato dependerá da avaliação do CRC sobre a gravidade da infração e da existência de eventos anteriores relacionados ao mesmo usuário.
Em casos extremos, a conta pode ser revogada definitivamente.
Infrações que o CRC julgue de altíssima gravidade ou que envolvam a reincidência de usuários infratores podem ser levadas ao conhecimento da Congregação do Instituto de Ciências Exatas, que pode vir a definir penalidades de acordo com o regime disciplinar da Universidade.